Aterramento e SPDA: Para-Raio, Grampos, Hastes e Mais | LE
Aterramento e SPDA
O SPDA e aterramento elétrico são responsáveis por absorver a descarga elétrica atmosférica e descarregá-las na terra. Função exercida pelo Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, constituído ou feito de Para-Raios tipo Franklin, captores ou Gaiola de Faraday.
Todas as metodologias tem o objetivo de dissipar altas cargas elétricas, evitando que queimem a rede ou equipamentos conectados. Isso acontece porque há diferença de potencial dos cabos elétricos, ou seja, o fio-terra tem potencial zero. Logo, os elétrons o usam como escape.
Por que o aterramento e SPDA são importantes?
Por dois motivos principais: proteção dos colaboradores e proteção à integridade física e equipamentos. Um dispositivo elétrico que não possui fio-terra não consegue dissipar a energia elétrica, consequentemente, armazena em si e descarrega na pessoa que tocá-lo. Esse é um exemplo básico, porém pense em nível escalável, por exemplo uma empresa com maquinários industriais. O sistema é imprescindível!
O segundo ponto são os raios. Segundo o INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Brasil é o país com maior número de descargas elétricas do mundo. São 70 milhões ao ano, onde a região norte é a número um do ranking. Os raios são responsáveis por queimar redes elétricas inteiras e tudo que está conectado à ela. Portanto, invista em aterramento e SPDA.
Compre equipamentos de proteção elétrica, barra de aterramento para rack, conector de aterramento e grampo de aterramento aqui, na Loja Elétrica. Lembrando, a instalação do sistema deverá ser feita apenas por empresas e profissionais habilitados.