Proteção Elétrica
Proteção Elétrica
Instalações elétricas são suscetíveis a sobrecargas, curtos-circuitos, picos de tensão e corrente das mais diversas origens, que podem ser perigosos aos usuários e aos equipamentos caso não exista o cuidado necessário com a proteção da rede. Em caso de acidentes elétricos, todos os equipamentos ligados a rede de distribuição podem ser danificados.
A fim de evitar isso, filtros de linha, disjuntores, protetores DPS e outros dispositivos de proteção elétrica estão disponíveis na Loja Elétrica.
Quais são os dispositivos de proteção elétrica?
-
Disjuntores
Funcionam como uma proteção para problemas causados por curtos-circuitos ou sobrecargas elétricas, pois desligam a energia automaticamente caso aconteçam. É essencial para evitar aquecimentos excessivos que podem resultar em incêndios nas instalações.
-
Interruptores Diferenciais
Obrigatórios desde 1997 pela NBR 5410, os interruptores diferenciais conseguem detectar fugas de corrente e desligar rapidamente, evitando que estas descargas elétricas de fuga possam causar choques ou incêndios subsequentes. É indispensável, mas não substitui o disjuntor.
-
Fusíveis
Normalmente, comercializados nos tipos de ação retardada, pois são utilizados para proteção de cargas indutivas, como motores. Enquanto os fusíveis de ação rápida ou ultra rápida são mais indicados para equipamentos eletrônicos que necessitam de proteção instantânea — de grande uso nas indústrias!
Assim como os disjuntores, eles protegem contra sobrecargas e curto-circuito de correntes que podem resultar em eletrocussão, queima de equipamentos, incêndios ou explosões. Por isso, temos fusíveis dos mais variados tipos, com correntes que variam de 0,1A a 1250A, além de acessórios, como cartuchos, bases, parafusos de ajuste e anéis de proteção.
-
Protetor DPS
O protetor DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) protege as instalações contra as induções de altas tensões e correntes nas redes elétricas provocadas por descargas atmosféricas próximas às redes de transmissão das concessionárias. Funciona assim: desvia as sobretensões e sobrecorrentes para o aterramento, protegendo a instalação elétrica da unidade consumidora, seja residência, comércio ou indústria — tanto que também é chamado de para-raios eletrônico.
-
Para-Raios
Quando descargas atmosféricas atingem a rede elétrica ou suas proximidades, elas percorrem as redes até as unidades consumidores. Dessa forma, atingem todos os equipamentos conectados às tomadas elétricas, mesmo eles estando desligados. Na maioria dos casos, ocasiona a queima dos equipamentos que pode, inclusive, provocar incêndios! Para evitar isso, a instalação do para-raios na entrada da energia elétrica da edificação é essencial.
Compre esses e outros dispositivos de proteção elétrica pelos melhores preços na Loja Elétrica!